- Área: 15800 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:invisiblegentleman.com
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Secundária Braamcamp freire localiza-se no centro histórico da Pontinha, Lisboa. O terreno tem aproximadamente 17.379 m2 e é caracterizado por uma topografia acentuada, enquadrado no tecido urbano a Nascente, Sul e Poente e a Norte por um terreno não construído com uma elevada pendente que constitui o vale. A Escola Secundária Braamcamp Freire era originalmente constituída por um conjunto de pavilhões (“Projecto 3x3” - projecto normalizado) e inaugurada em 1986. A escola tinha cinco pavilhões iguais, com dois pisos de implantação quadrada, e um pavilhão central, com um piso. Os pavilhões organizavam-se ao longo de um eixo distribuidor central, com orientação Nascente / Poente, ligados entre si através de passadiços exteriores cobertos. A escola Incluía, ainda, um pavilhão gimnodesportivo e campos de jogos e recreio exteriores.
O projecto para a reabilitação do edifício integra-se no Programa de Modernização das Escola do Ensino Secundário (P.M.E.E.S.), implementado pela Parque Escolar, E.P.E., a partir de 2007. O P.M.E.E.S. tem como objectivo a reorganização do espaço escolar a partir da articulação dos diferentes sectores funcionais, tendo em vista o funcionamento integrado do edifício e a sua abertura à comunidade exterior.
O projecto baseia-se na restruturação da tipologia pavilhonar, através da concepção de um edifício único, com circulação interior. O estabelecimento de ligações entre os pavilhões existentes é proposto, através da construção de novos corpos intercalares. A demolição de dois pavilhões existentes foi necessária para garantir a integração do novo programa e a articulação de todos os corpos construídos. O conceito de learning street é integrado num percurso contínuo que abrange os dois níveis do edifício. Esse percurso é constituído por uma sucessão de espaços interiores, relacionados com diferentes situações de aprendizagem, sobretudo informal. A learning street articula os vários sectores funcionais da escola. As zonas de permanência integradas no percurso contribuem para fomentar a proximidade entre o aluno, os vários programas educativos e a comunidade escolar.
A escola estrutura-se em torno de uma praça central - learning square, complementar à learning street, cuja relação com os restantes espaços de recreio permite uma adequada integração na topografia do território e na paisagem. A learning square é um espaço exterior de carácter social. A Norte a praça é aberta para uma área de recreio e de campos de jogos. Essa ligação é conseguida através de um anfiteatro em rampa, pontuado por pilares e coberto pelo corpo de salas de aula existente no piso superior. Os pilares integram vazios, que lhes conferem um carácter lúdico e que possibilitam diversos tipos de interacção (sentar, atravessar, encostar, conversar, entre outros).
As fachadas da escola são constituídas, essencialmente, por elementos de betão à vista e por painéis pré-fabricados em betão armado. O recurso a esta solução permite reduzir os custos de manutenção. Os painéis foram desenhados com o objectivo de resolverem eficazmente questões relacionadas com exposição solar de cada fachada.
No interior do edifício são utilizados materiais resistentes, adequados ao uso intensivo e pouco exigentes relativamente a acções de manutenção. Os espaços lectivos e administrativos são caracterizados pela sobriedade dos materiais utilizados. Os espaços de circulação são pontuados por espaços de permanência, constituídos por nichos pintados com cores vibrantes.